No dia 21/03/2013, o jovem Breno Viola viveu um dos dias mais especiais de sua vida, representando todas as pessoas com SD como um dos palestrantes da Segunda Conferência do Dia Internacional da Síndrome de Down, realizada na sede da ONU, abordando o tema “Direito ao Trabalho”, falando sobre o seu trabalho no projeto Movimento Down e a importância de oferecer conteúdo de texto acessível e de fácil compreensão para pessoas com deficiência intelectual.
“Para as pessoas com deficiência visual é preciso cão guia, bengala e braile; para as pessoas com deficiência auditiva, precisa-se de linguagem de sinais; para deficientes físicos é preciso de rampas; e, para as pessoas com deficiência intelectual como eu, é preciso de textos simples, com imagens, fotos e vídeos. O meu trabalho junto ao Movimento Down é esse. Eu leio um texto, falo pro grupo de trabalho o que eu entendi e eles reescrevem o texto de uma maneira mais simples. Um exemplo é o Manual da Saúde para as pessoas com Síndrome de Down”, disse Breno.
O lado artístico e atlético
Além de se tornar o primeiro atleta faixa preta de judô com SD das Américas, Breno também é técnico da modalidade no Instituto Reação do ex-judoca Flávio Canto. O jovem dos multitalentos também foi o protagonista do filme “Colegas”, lançado no ano de 2012, trabalho que foi premiado como o Melhor Filme no Festival de Cinema em Gramado, além de ter apresentado o quadro “Qual é a diferença” em parceria com o médico Drauzio Varella.
Curtiu a matéria? Então aproveite, compartilhe com os amigos e divulgue a DSLove para que diversidade esteja cada mais presente em todos os lugares!
Cromossomos conectados por amor!