A importância dos exercícios físicos para pessoas com Síndrome de Down

Compartilhe esse post

Dizem por aí que uma mente saudável alimenta o corpo de boas sensações, mas um corpo saudável também alimenta a mente, e muito! Exercícios físicos são importantes para qualquer um, mas para pessoas com Síndrome de Down são ainda mais importantes por alguns fatores que iremos ver no desenrolar da matéria.

A alteração genética causada pela Síndrome de Down provoca algumas características físicas, como: nariz pequeno e achatado, céu da boca mais encurvado, quantidade menor de dentes, cabeça achatada na parte de trás, pescoço com excesso de gordura na nuca, entre outros aspectos que fazem com que a saúde física tenha uma grande relevância em suas vidas.

Se liga nas dicas

Alguns esportes são fundamentais para que pessoas com SD possam desenvolver não só as habilidades motoras, mas também potencializar a capacidade intelectual e auxiliar nas interações sociais com outros praticantes. Atletismo, natação, futebol e tênis são alguns deles!

Para os que apresentam tendência a obesidade, problemas ortopédicos e/ou respiratórios, as atividades mais indicadas estão nos passeios de bicicleta e caminhadas. Claro que isso pode mudar conforme a pessoa for adquirindo um condicionamento físico adequado para realizar tarefas mais intensas – mas pouco a pouco, sem acelerar as coisas.

Se você ou alguém que conhece tem Síndrome de Down, esteja ciente dos inúmeros benefícios que os exercícios físicos irão proporcionar às suas vidas. Estar saudável fisicamente traz mais saúde e felicidade, e com certeza nós desejamos isso para todos!

Cadastre-se e receba nossa newsletter

Novidades toda semana!

Veja Mais