Luana Rolim, primeira vereadora com Síndrome de Down do país é empossada em Santo Ângelo/RS

Compartilhe esse post

Jovem, dedicada e graduada em Fisioterapia: esse é o perfil de Luana Rolim de Moura, empossada há poucos dias como vereadora da cidade gaúcha de Santo Ângelo. Localizada a 431 km de Porto Alegre, o município é o primeiro no Brasil a empossar uma pessoa com Síndrome de Down, registrando um verdadeiro e importante marco histórico.

Vereadora pelo partido Progressista, Luana assumiu o lugar do até então vereador Nivaldo Langer de Moura, titular da bancada do PP que foi afastado por motivos de saúde. Em 2020 ela conseguiu 633 votos, ficando como suplente do partido em sua primeira vez como candidata ao cargo.

Acessibilidade para todos, implementação de políticas públicas para pessoas com deficiência, atendimento preferencial, empregabilidade e programas de educação profissional são apenas algumas das pautas defendidas pela jovem de 26 anos que sempre gostou de política e quis se eleger para mudar o cenário eleitoral. 

’Este era meu sonho. Sempre fui muito estimulada pelos meus pais a estudar e trabalhar, e agora quero me dedicar dentro da política com projetos ligados aos direitos dos cadeirantes, LGBTs e pessoas portadoras de síndrome de Down, entre outros’’, disse a nova vereadora em entrevista à Folha de S. Paulo.

Trajetória e Síndrome de Down

Desde criança, Luana se mostrava proativa e sempre participou das atividades escolares, como: capoeira, ballet, teatro, música, dança e futebol. Filha única, ela frequentou a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) apenas nos dois primeiros anos, ingressando posteriormente no jardim de infância, pré-escola, ensino fundamental e médio em colégios regulares.

Engajada e disciplinada com suas atividades, a jovem foi oradora da turma e decidiu prestar o vestibular de Fisioterapia por gostar de auxiliar as pessoas, principalmente as com deficiência intelectual. 

O preconceito nunca foi motivo para a jovem deixar de alcançar seus objetivos, pelo contrário. Ela salienta que sempre se apoiou no incentivo das pessoas à sua volta e familiares, usando isso ao seu favor e ignorando episódios desagradáveis. 

Exemplo de autonomia e inclusão! Desejamos um excelente mandato à vereadora recém-empossada. 

Gostou da história da Luana? Deixe seu comentário!

Cadastre-se e receba nossa newsletter

Novidades toda semana!

Veja Mais