Conheça a primeira fábrica de massas produzidas exclusivamente por pessoas com Síndrome de Down

Compartilhe esse post

O instituto UniDown idealizando projetos para promover a inclusão social e capacitar pessoas com Síndrome de Down de todas as faixas etárias. Recentemente, os gestores anunciaram a abertura de uma fábrica de massas artesanais que recebeu o nome de Vaticana, sendo a primeira do ramo a ter apenas pessoas com SD trabalhando nela.

O presidente Marcio Berti já vem pensando em realizar este sonho desde 2006, com o objetivo principal de arrecadar fundos para o instituto, que inclusive perdeu apoio financeiro de uns tempos para cá. A renda da fábrica também está servindo para auxiliar as famílias que estão em situações financeiras delicadas devido a pandemia.

A Vaticana foi montada com a ajuda de empresas engajadas que contribuíram com a doação de equipamentos, mobiliários, utensílios e insumos. Diversos instrumentos de trabalho utilizados nos processos de produção foram adaptados para que os funcionários com SD possam manusear com mais facilidade, além das bancadas mais baixas.

Para adaptar as receitas e ensinar os cozinheiros, Marcio e sua companheira, Gizele Caparroz, se dedicaram bastante aos cursos de produção de massas. Os deliciosos molhos que acompanham as massas serão assinados pela Palmirinha, a vovó cozinheira mais famosa do Brasil, que apresentou programas de culinária durante muitos anos na televisão!

A supervisão de todo o trabalho realizado no dia a dia fica por conta de Carlos Lange, masseiro e consultor gastronômico há mais de 20 anos atuando na área. Atualmente, os voluntários do projeto estão tomando conta de tudo no lugar dos alunos, isso por conta dos riscos que o cenário da pandemia está apresentando.


Curtiu a matéria? Então aproveite, compartilhe com os amigos e divulgue a DSLove para que 
inclusão social esteja cada mais presente em todos os lugares!

Cadastre-se e receba nossa newsletter

Novidades toda semana!

Veja Mais