Limitações é uma palavra que não existe no dicionário de Megan Bomgaars. A jovem norte-americana, que ganhou reconhecimento após criar um vídeo intitulado “Don’t Limit Me” (Não me Ponha Limites), se tornou palestrante, empreendedora e personalidade, ganhando o mundo ao espalhar sua mensagem de inclusão.
Sempre priorizando a ideia de não se colocar limites, ela é graduanda na Universidade do Colorado e foi uma das protagonistas da série “Minha Vida com Síndrome de Down” da A&E, uma emotiva produção original de 2016 que expõe a história e desafios de um grupo de sete jovens adultos com a síndrome.
O início de tudo
A jornada de Megan começou em 2013, quando ela embarcou em um projeto escolar que, mais tarde, se tornaria o início de sua carreira como ativista e personalidade acerca a Síndrome de Down. Na época, ela escreveu um discurso com o objetivo de demonstrar como os indivíduos com deficiência prosperam em ambientes de aprendizagem inclusivos. Seus professores filmaram seu depoimento e rapidamente ele se espalhou. O sucesso foi tanto que levou Megan a receber pedidos para falar em eventos em todo o mundo.
O mesmo vídeo ainda abriu novas portas na vida de Megan, que recebeu ofertas de parcerias com empresas de camisetas e outros produtos do vestuário, além de uma linha de cosméticos assinada por ela.
“Eu tenho várias habilidades. Eu tenho vários sonhos. O que eu quero dizer para você: NÃO ME LIMITE!”. A frase marcante presente no discurso de Megan reafirma a necessidade de pais, educadores, professores e amigos identificarem as qualidades e habilidades das pessoas com Síndrome de Down à sua volta. É necessário oferecer suporte e confiança para que elas se desenvolvam ainda mais.
Atualmente, Megan possui forte presença nas redes sociais e imprensa, além de estar sempre engajada em causas e eventos que envolvam a Síndrome de Down. Uma verdadeira inspiração para todos!
O discurso completo está disponível no YouTube, clique aqui para assistir. Confira abaixo a mensagem do vídeo traduzida na íntegra!
“Olá professores do Distrito Escolar de Douglas County! Meu nome é Megan Bomgaars e eu estou aqui para ajudá-los com as crianças com ou sem deficiência em suas salas de aula. Vou mostrar a vocês como ensinar os seus alunos da maneira correta. Eu sou uma pessoa especial. Quando eu estava na escola eu fiz vários amigos. Eu estava em classes normais com um professor de apoio. Eu aprendi com outros estudantes em salas de aulas normais. Eu me tornei uma líder de torcida no ensino médio. Eu fui a primeira líder de torcida do estado com Síndrome de Down. Minha equipe de torcida foi para as disputas estaduais e para as nacionais, onde ganhamos o nosso prêmio nacional desportivo, em Washington D.C. Desde que eu sai do ensino médio, eu fui modelo no desfile da Fundação Global da Síndrome de Down e eu costumava trabalhar na Associação de Síndrome de Down Mile High, onde eu os ajudava com eventos. Agora fui para o Programa Bridge, em Highlands Ranch, onde estou aprendendo a ser uma oradora e falar bem em público.. Eu tenho várias habilidades. Eu tenho vários sonhos. O que eu quero dizer para você é NÃO ME LIMITE! Não me limite por achar que não posso aprender na sua sala de aula. Não me limite por achar que sempre vou precisar de alguém para me ajudar. Não me limite tendo baixas expectativas sobre mim. Me inclua, assim como todos os alunos, no seu círculo de aprendizagem. Enquanto você estiver planejando minhas aulas, pense em como eu tenho as mesmas necessidades que todos os alunos. Todos nós precisamos de habilidades para a vida. Todos nós precisamos de habilidades para o trabalho. Eu preciso que você me ensine outras habilidades além de leitura e matemática. Me ensine como aprender, me ensine como agir. Pense sobre o que eu preciso saber e ser capaz de fazer quando eu sair da escola. Me ajude a aprender a ser independente na sala de aula, a aprender a ser independente com os amigos. Me ajude a aprender a ser independente e segura, circulando em torno de todos os espaços da nossa escola. Me ensine a ser independente, para que eu possa me tornar um adulto independente. Eu preciso trabalhar de forma independente. Eu preciso falar por mim mesmo. Não me limite ao me ensinar que vou depender dos outros. Me ensine o respeito, porque o respeito é dar e também é receber. Mantenha-me com as mesmas expectativas de comportamento que você tem com os outros na sua sala de aula.
Ensina-me como me comportar e me destacar em sua aula. Não me limite ao me tornar o seu mascote da turma. Me ensine o que você espera de mim. Defina expectativas altas e não expectativas impossíveis. Existe uma diferença nisso e você sabe. Você vai aprender muito comigo. Bons professores ensinam e aprendem com seus alunos. Eu vou te ensinar muito sobre si mesmo. Eu vou ensinar seus alunos sobre as pessoas com deficiência, se você não me limitar vamos ensinar a nossa escola como ser uma comunidade inclusiva. Você, meu professor, é a pessoa que vai me ensinar poder, paixão, amor e independência. E eu vou me tornar uma poderosa, apaixonada, amorosa, e uma adulta independente. Então, por favor… NÃO ME LIMITE! Meu nome é Megan Bomgaars. Obrigado por você me dar um pouco do seu tempo hoje. Tenha um maravilhoso novo ano escolar!”.
Cromossomos conectados por amor!